26.2.14

Sugestão Literária - Os Homens dos Monumentos

Olá a todos! 

Trago hoje uma mais sugestão e é ela "Os Homens dos Monumentos", o livro que deu origem a adaptação do excelente filme de George Clooney, que fala sobre uma grupo de homens que tenta por tudo preservar e recuperar obras de arte roubadas pelos Nazis.

Os Homens dos Monumentos
de Robert M. Edsel

Páginas: 552 + 16
Editor: Temas & Debates

Sinopse:

A história verdadeira e extraordinária das forças especiais dos Aliados que salvaram os tesouros da civilização das garras de Hitler – e inspirou o filme realizado e protagonizado por George Clooney "The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros".

Enquanto Hitler tentava conquistar o mundo ocidental, os seus exércitos pilhavam sistematicamente os maiores tesouros artísticos da Europa. O Führer tinha uma ideia bem clara das obras de arte que queria na sua coleção, bem como da «arte degenerada» que desejava destruir.Numa corrida contra o tempo, um grupo que incluía diretores de museus, conservadores, arquitetos, arquivistas e professores de História da Arte americanos, britânicos e franceses arriscaram a vida percorrendo a Europa em guerra para impedir a destruição de milhares de anos de cultura.
Centrando-se no período entre a invasão da Normandia e o Dia da Vitória na Europa, acompanhamos seis Homens dos Monumentos numa missão que parecia impossível: perseguir o rasto das obras de arte saqueadas pelos nazis e impedir a destruição do património artístico europeu.

Sem comentários: