20.12.10

Eclipse Lunar amanhã de madrugada!


No ano da estreia de Eclipse, há Eclipse Lunar! Haverá amanhã um durante a madrugada.
Que sorte não acham?

Deixo aqui as informações para quem quiser, ou tentar ver. Por causa do tempo somos capazes de não conseguir ver, infelizmente.

A Terra vai atravessar-se entre o Sol e a Lua na madrugada desta terça-feira, quando forem 07h41. O eclipse lunar total será visível na América do Norte, na Europa Ocidental e em parte da Ásia.

Segundo a agência de notícias francesa France Press, o fenómeno poderá ser visto durante mais de uma hora, da América do Norte à Islândia.

A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 06h33 de terça-feira, mas a sombra de contornos claramente visíveis avançará no disco lunar das 07:41 às 08h53, recuperando a plena luminosidade depois das 10h01.

O eclipse lunar só é possível durante a lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar caso esteja no cone de sombra da Terra.

No que respeita a um eclipse solar, o primeiro fenómeno de 2011 poderá ser visto a 4 de Janeiro e, em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região Norte da Suécia, no Norte da África, no Médio Oriente e na Ásia Central.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.

Fonte: Público

Sem comentários: