20.12.10

"Bel Ami" está entre os filmes notáveis de 2011


Bel Ami
Estreia: 2011

Elenco:
Uma Thurman, Robert Pattinson, Christina Ricci, Kristin Scott Thomas

Realizadores:
Declan Donnellan, Nick Ormerod

Resumo:
Na Paris da era Belle-Époque, um ex-soldado de baixa patente francês retorna da Algéria e torna-se jornalista. Através de uma série de casos amorosos com mulheres bem-relacionadas, ele usa a sua boa aparência e astúcia para escalar na alta sociedade.

Análise: Apesar de ter o mesmo nome do estúdio porno explícito gay mais prestigiado da Europa, um fato que fez a alegria das manchetes de muitos escritores quando o galã de Crepúsculo, Robert Pattinson foi escalado, o filme é na verdade uma adaptação do segundo romance do aclamado autor francês Guy de Maupassant, de 1885.

A história é familiar, um jovem basicamente seduz e simplesmente faz o seu caminho até a alta sociedade a seduzir, no entanto ainda é considerado um dos grandes livros do seu tempo e permanece como um eterno favorito em alguns países.

Entretanto, muito do apelo do romance vem da lendária prosa eficientemente envolvente de Maupassant, um estilo de escrita que inspirou muitos outros desde W. Somerset Maugham a Friedrich Nietzsche e um que será muito difícil traduzir para as telas. Também é um conto clássico francês, por isso uma adaptação em inglês provavelmente irá obter uma recepção hostil na Europa Ocidental, mesmo que seja bom, se for um sub-par então que Deus ajude quem quer que tente promovê-lo por lá.

Adaptado pela novata Rachel Bennette e dirigido por um par de veteranos produtores de palco fazendo a sua estreia, o filme de época de Londres e Budapeste terá muito apelo atrevido que as ‘Mães de Crepúsculo’ deverão ficar nervosas em ter as suas filhas a vê-lo. Uma cena principal é uma sequência de orgia com o personagem de Pattinson que uma fonte nos informou que a cena será “de muito bom gosto”. Esta cena, filmada na Estação de Kent Crossness Pumping, será banhada em luzes de vela e rendas para disfarçar o fato de que a estação está a fazer jus ao nome de uma forma diferente da qual foi originalmente projectada.

Mais excitante é que o elenco com as brilhantes Thomas, Thurman e Ricci habilmente dando apoio a Pattinson que parece encaixar-se mais para este tipo de papel do que para outros dos seus projectos. Também se juntaram a eles alguns grandes e subestimados talentos britânicos como Philip Glenister (Life in Mars, Ahes to Ashes), James Lance (Absolute Power, No Heroics) e Colm Meaney (Star Trek: DS9, The Commitments).
Fotos do set exibem alguns figurinos requintados, mas nenhuma sequência de filmagem saiu até agora e a data de lançamento não está certa. As últimas informações são de que o filme chegará no Reino Unido em Agosto de 2o11, o que significa um provável lançamento no final do Verão/começo de Outono nos Estados Unidos.

Via: TFB

Sem comentários: