A gente sabe que os e-readers estão cada vez mais populares e que a tendência é começarmos a ler apenas nos aparelhinhos modernos, funcionais daqui a alguns anos. Entretanto, com tanta “praticidade” um novo índice tem assustado bastante: a pirataria de e-books. O site Readwriteweb publicou hoje uma matéria com esse tema e, assustadoramente, temos Breaking Dawn como livro mais pirateado no último mês. Vejam:

O livro “Breaking Dawn” da Stephanie Meyer foi o livro mais pirateado no mês passado, e a maioria da procura desses livros veio do EUA (11%), Índia (11%) e México (5%). Desde o lançamento do iPad a procura aumentou cerca de 20%.
É importante lembrar que o estudo da Attributor focou principalmente em sites de compartilhamento de arquivos como o RapidShare, Hotfile e o Megaupload. O estudo não analisou sites de bit torrent como o PirateBay, Torrenz ou IsoHunt. Pela popularidade desses sites, é provável que a Attributor subestime o âmbito da pirataria de e-books. Você pode dar uma conferida na metodologia do estudo de maneira mais detalhada aqui.
Os detalhes do estudo da Attributor não importam, pois está claro que a pirataria de e-books é uma preocupação crescente para a indústria editorial. Ao contrário da indústria da música, as editoras líderes não recorreram aos processos ainda, mas enquanto a indústria editorial tem sido mais aberta sobre a permissão de conteúdo livre de DRM no mercado, a maioria do conteúdo dos e-books que estão a venda atualmente ainda são prejudicados pelo DRM. O compartilhamento de livros – assim como o de música – está enraizado em nossa cultura, então nenhum desses dados surpreende muito, na verdade, achava que os números seriam maiores.
Humm.... isto não parece bom.. :(
Fonte : FoForks















































2 comentários:
quem nunca o fez, que atire a primeira pedra
eu também tirei o livro para o ler na net, ainda não tinha saído em portugal quando o li
Eu nunca fiz download de livros da saga... mas admito que já fiz download de outros livros.
Eu sei que é mau, mas por exemplo pessoas que não têm dinheiro para comprar ou simplesmente o livro ainda não saiu em portugal (ou secalhar nunca vai sair), temos de arranjar alguma forma de o ler.
Se bem que a desculpa do dinheiro na justifica... uma pessoa pode simplesmente ir a uma biblioteca ou ir mesmo a fnac, pegar no livro e ler lá
Enviar um comentário